Biografia
António Carmona Rodrigues nasceu em Lisboa no ano de 1956.
Iniciou os estudos na Escola Primária nº 24 e frequentou o Liceu Padre António Vieira. Concluiu a licenciatura em Engenharia Civil em 1978, na Academia Militar, como aluno civil. Foi em 1981 com uma bolsa de estudo para Delft, na Holanda, onde fez uma pós-graduação em Hidráulica Fluvial, com Distinção. Doutorou-se em 1992 em Engenharia do Ambiente na Universidade Nova de Lisboa.
Desde então exerceu as funções de Professor Auxiliar no Dep. De Ciências e Engenharia do Ambiente, tendo sido Presidente da Comissão Pedagógica da Licenciatura em Engenharia do Ambiente entre 1993 e 1996. Foi o responsável pela instalação do Laboratório de Hidráulica “Prof. Armando Lencastre”, e tem leccionado várias cadeiras nas áreas de Hidráulica e de Hidrologia, para as licenciaturas de Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil e Engenharia Geológica. António Carmona Rodrigues participou em diversos projectos de investigação e foi convidado para orador em diversas reuniões técnicas e científicas, em Portugal e no estrangeiro.
Foi membro do júri de diversas provas de mestrado e doutoramento em várias universidades portuguesas e tem diversas publicações e comunicações em revistas ou em reuniões científicas, portuguesas e estrangeiras, para além de publicações de apoio ao ensino.
Na sua actividade profissional passou também por consultor nas áreas do Ambiente e dos Recursos Hídricos, tendo estado ligado a diversos estudos e projectos de aproveitamentos hidráulicos.
Foi Presidente da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos. Na Ordem dos Engenheiros, foi membro do Grupo de Trabalho Ambiente, do Colégio de Engenharia Civil, com vista à criação da Especialização em Ambiente dentro do Colégio, foi membro do Grupo de Trabalho com vista ao estudo da inserção da Engenharia do Ambiente na Ordem dos Engenheiros e foi membro do júri, na Especialidade de Engenharia Civil, para atribuição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 1994. É igualmente membro do Conselho Nacional da Água, desde Fevereiro de 1996. É vogal da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens, desde Agosto de 1998.
Em Dezembro de 2001 foi eleito Vereador da Câmara Municipal de Lisboa e nomeado Vice-Presidente. Acumulou 9 pelouros: planeamento urbano, infraestruturas viárias, trânsito, informática, saneamento, ambiente, património, espaço público, serviços eléctricos e mecânicos.
Em Abril de 2003 é convidado a integrar o XV Governo Constitucional com a Pasta das Obras Públicas, Transportes e Habitação. Desempenha estas funções durante 15 meses e realiza importantes reformas no Sector. Com a tomada de posse do XVI Governo Constitucional em Julho de 2004, regressa à Câmara Municipal de Lisboa na qualidade de Presidente, cargo que exerce durante 8 meses.
Em Março de 2005 Carmona Rodrigues reassumiu a Vice-Presidência da Câmara Municipal de Lisboa.
Em 9 de Outubro de 2005 foi eleito Presidente da Câmara de Lisboa para um mandato de 4 anos.
É actualmente candidato independente às eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa.
Como interesses extra profissionais esteve desde sempre ligado ao desporto, tendo sido por várias vezes campeão nacional de rugby e campeão ibérico em 1983 pelo CDUL. Foi igualmente praticante de futebol amador, sendo fundador da Associação Desportiva e Cultural Pé-Leve. A paixão pelas motas vem desde a juventude e o restauro de motas antigas é hoje um dos seus principais hobbies.