Lisboa com Carmona

Dia 13 de Julho, às 17h30m

Em convívio com os Lisboetas pelas Ruas e Bairros de Lisboa.

Dia 15 de Julho

VOTA LISBOA COM CARMONA      I

DISCURSOS

Discurso de apresentação da equipa à Comunicação Social

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Cumpriu-se ontem um importante passo para a minha candidatura à Câmara de Lisboa. O Movimento “Lisboa com Carmona” reuniu quase 12 mil lisboetas que deram o seu nome para as listas de assinaturas necessárias à sua formalização.

Muito obrigado. Muito obrigado de verdade, a cada uma dessas pessoas que confiaram na minha candidatura e no projecto que apresento.

Quando andei pelas ruas de vários bairros de Lisboa, a recolher assinaturas, fiquei com a convicção reforçada de que as pessoas anseiam por tempos diferentes. Por tempos de mudança. Por tempos onde haja confiança nas pessoas que dirigem a cidade. Por novos tempos onde os lisboetas sintam que nós estamos lá para servir em primeiro lugar os lisboetas e a Cidade. Com seriedade. Com imensa dedicação. Com sacrifício, muitas vezes. E com gosto. Com gosto de dar o melhor de nós próprios para melhorar Lisboa. Melhorar o que não está bem. E há sempre muito para fazer nesta nossa cidade. É verdade que em muitos aspectos tem melhorado. Mas há muito por fazer.

Há que dar muito mais atenção aos idosos. Lisboa precisa deles! Há que fazer tudo para que tenham uma vida preenchida, apoiada e se sintam úteis. Há que encontrar as parcerias adequadas com outras entidades para levar este desafio por diante.

Há que acarinhar o pequeno comércio. Lisboa precisa deles! Há que garantir regras de concorrência leal da actividade comercial, em particular para não prejudicar o pequeno comércio tradicional da cidade. Há que envolver o governo no seu dever para alcançar uma harmonia sócio-económica que é fundamental na nossa sociedade.

Há que prestar mais atenção às necessidades dos deficientes. Lisboa precisa deles! Uma cidade só o é na sua completa dimensão se for acessível e confortável para todos os que nela habitam, trabalham e visitam, em particular os que apresentam debilidades.

Há que continuar a apoiar a juventude e as associações de juventude. Lisboa precisa deles! Dando corpo ao Plano Estratégico por nós apresentado e aprovado em Câmara. Salas de estudo e habitações para estudantes estão dentro dessas nossas preocupações, sendo nosso objectivo que Lisboa seja não só a maior cidade universitária do País, que já é, mas também a melhor.

Há ainda que continuar a apoiar as inúmeras colectividades alfacinhas, sejam de recreio, culturais ou desportivas, sejam ainda as associações de cariz social. Lisboa precisa muito deles!

Estas são forças vivas da cidade. Pessoas e associações que contribuem decisivamente para a vida de Lisboa. Por isso designarei um dos meus Vereadores para assumir exclusivamente a responsabilidade pela coordenação, encaminhamento e resolução dos seus problemas. Será o Vereador do Munícipe.

E claro, a reabilitação urbana e o ordenamento do espaço público continuarão a ser uma das minhas prioridades. Terminar as obras de reabilitação de Alfama, Sé e Mouraria, bem como dar continuidade aos projectos dos bairros Padre Cruz, Boavista e Liberdade, são seguramente as acções prioritárias neste domínio.

E é por isso que a equipa da Câmara que eu apresento a estas eleições tem todos os requisitos para isso. Trata-se de um conjunto de pessoas onde se partilha a experiência autárquica, o conhecimento da cidade de Lisboa e a competência profissional. Onde se combina o profissionalismo com a dedicação, a seriedade e um grande sentido de serviço público. E onde não há pessoas indicadas por qualquer facção partidária. Em termos futebolísticos, trata-se de uma Selecção de grandes jogadores, onde não houve “cunhas” para fazerem parte da mesma.

Por isto, conto com Pedro Feist , autarca em Lisboa desde o 25 de Abril, que conhece a Câmara Municipal como porventura mais ninguém. Pedro Feist é um velho amigo de Lisboa. Não estaria a meu lado se não acreditasse convictamente no meu projecto. Muito obrigado, Pedro!

A lista que hoje apresento é feita de diversidade e de experiências muito ricas, aos níveis pessoal, académico e profissional. As pessoas que a compõem fazem do serviço aos outros o seu modo de vida, como se pode comprovar pela avaliação dos seus percursos, que aliam a solidez de uma carreira profissional ao voluntarismo e à solidariedade.

A Eng. Gabriela Seara, companheira de percurso nos últimos anos, tem um conhecimento muito profundo dos problemas da cidade e da nossa Câmara, e uma invejável capacidade de trabalho e dedicação à causa pública. Lisboa teve oportunidade de comprovar isso mesmo no último mandato.

O Dr. José Ramos Ascensão, Docente na área de Ciências Jurídico-Económicas da Faculdade de Direito de Lisboa, que neste momento prepara o seu doutoramento, no âmbito dos Limites ao Endividamento Público. É Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e Presidente da Associação Mais Família.

O Dr. Pedro Madeira Rodrigues que desempenha as funções de Secretário-Geral da Associação Comercial de Lisboa. Foi Fundador e Secretário da Assembleia-Geral da Associação Ajuda de Berço.

A Dr.ª Maria Manuel Vieira de Almeida é doutoranda na Faculdade de Letras e dedicou uma década da sua vida a projectos de cooperação na Fundação Cidade de Lisboa tendo ainda assumido funções na Direcção da Plataforma das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento.

O Dr. Francisco Ribeiro, actual Presidente do Conselho de Administração da empresa que tem por missão gerir os bairros municipais, foi docente em diversos Institutos e desenvolveu inúmeras acções de voluntariado junto de diversas etnias.

A Dr.ª Cristina Centeno Fragoso, Professora na Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa e Mestre em Saúde Comunitária pela Universidade Nova de Lisboa tem dedicado parte da sua vida a ajudar os outros, realizando diversas missões de cariz humanitário: na Indonésia, depois do Tsunami, mas também em Angola, Moçambique, Timor-Leste, Guiné-Bissau, México ou no Mali. E também aqui mais perto, na Ameixoeira, onde de há uns anos para cá desenvolve um importante projecto social.

A Dr.ª Isabel Elias, jurista muito competente, pessoa envolvida em movimentos cívicos, fundadora do “Movimento Alfacinha” entre outros. Uma idealista, muito combativa e de reconhecido mérito profissional.

Esta é a minha maioria absoluta.

Agradeço também terem aceite o meu convite a:
Carlos Barbosa
Manuel Ramos
Paula Carvalho
Eugénio Viassa Monteiro
Fernando Santana
Gorete dos Santos
Mário Moniz Pereira

E, muito particularmente ao meu grande amigo Carlos Fontão de Carvalho

E como disse há pouco, este é de facto um Movimento. Um grande movimento em marcha. Em marcha. A primeira etapa concluiu-se ontem. Não é de mais agradecer aqui publicamente ao Ruy de Carvalho por ter aceite ser mandatário da minha candidatura. O seu apoio honra-me, dá-me seguramente mais força para avançar, mas também me dá uma maior responsabilidade para o desafio que temos pela frente.

A Filipa Cardoso aceitou também ser a mandatária para a Juventude desta candidatura. Não podia deixar de lhe agradecer também, aqui e agora, e dizer-lhe que por se tratar de uma jovem alfacinha cheia de energia e vontade de vencer, mas também um grande nome do fado a despontar, não me poderia dar maior alegria a sua disponibilidade.

Aos membros da minha Comissão de Honra quero agradecer a prova de confiança que me deram, que retribuirei com o meu maior empenho e dedicação.

A próxima etapa é o dia 15 de Julho. E a etapa seguinte serão os dois anos de governação da Cidade. Connosco, não serão dois anos de pré-campanha para as autárquicas de 2009. Serão dois anos de entrega à Cidade, dois anos para dar continuidade a muitas acções e projectos já iniciados. Dois anos para dar início a outros projectos. Dois anos para que Lisboa continue no caminho do desenvolvimento sustentado e do aumento da competitividade. E dois anos para fazermos de Lisboa uma cidade ainda mais justa, mais segura, mais atraente, mais limpa e mais saudável.

Há hoje um sentimento muito alargado, na sociedade, de que os partidos têm sido “preguiçosos” ou “ineficazes” na resolução dos problemas das pessoas, nomeadamente dos lisboetas. É frequente ouvir dizer que andaram muitas vezes a reboque da agenda dos órgãos de comunicação social que, em muitos casos, marcou os temas e o calendário da actividade política.

É também por isso que estamos convencidos que chegou a hora de mostrar o que uma candidatura realmente independente pode fazer na governação da cidade de Lisboa. Não é, nem nunca será, contra os partidos. Será sempre orientada directamente para as pessoas e para os problemas da cidade.

Temos tido o apoio de milhares de lisboetas. Idosos, comerciantes, jovens, pessoas dos diversos sectores da sociedade: da cultura ao desporto; da área social às universidades; do mundo empresarial às inúmeras associações e colectividades alfacinhas que amam Lisboa como eu amo.

Queremos que esses apoios se reforcem, consolidados numa estreita relação que queremos construir com todos eles. Uma relação de cooperação e de confiança. Uma relação de proximidade. Uma relação que demonstre uma atitude despida de calculismos eleitorais. É isso que é fundamental. Sem isso nunca progrediremos. E é por isso que avançamos com esta equipa.

A bem dos Lisboetas.

A bem de Lisboa.

Lisboa é o meu partido.

Muito Obrigado.

PESQUISA

  • Vozes de Lisboa

    Também eu pugno por Lisboa. Por isso o meu voto vai para António Carmona Rodrigues de cuja capacidade, empenho e paixão não tenho dúvidas absolutamente nenhumas. Com ele Lisboa segue em frente.
    Alberto da Ponte
  • Twitter: o candidato está

  • Agenda

    • No events.
  • Últimos vídeos:

  • Sondagem da Semana

    Considera que a campanha "Lisboa com Carmona" foi?

    • Eficaz (55%, 72 Votos)
    • Boa (28%, 37 Votos)
    • "Morna" (11%, 14 Votos)
    • Ineficaz (5%, 7 Votos)

    Total de Votos: 130

    Loading ... Loading ...
  • Subscrever por email

    Introduza o seu e-mail:

CANAIS RSS

  • Galeria de fotos

    Visita à CERCI - Marvila 03 Visita à CERCI - Marvila 04 Arruada Paiva Couceiro 01 Arruada Paiva Couceiro 02 Arruada Paiva Couceiro 03 Arruada Paiva Couceiro 04 Arruada Paiva Couceiro 05 Arruada Paiva Couceiro 06 Arruada Paiva Couceiro Ricardo Diniz Visita ao Santos Design District 01 Visita ao Santos Design District 02 Visita ao Santos Design District 03 Visita ao Santos Design District 04 Visita ao Santos Design District 05 Arruada Av. Gulbenkian  Av. Novas e Saldanha Arruada Av. Gulbenkian  Av. Novas e Saldanha 01 Arruada Av. Gulbenkian  Av. Novas e Saldanha 02 Arruada Av. Gulbenkian  Av. Novas e Saldanha 03 Arruada Av. Gulbenkian  Av. Novas e Saldanha 04
  • » mais fotos